Um grande público prestigiou na noite dessa quinta-feira, 2, o lançamento do livro Tanta Vida – A História de Domingos Valentim Simon, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), dando início à programação do Projeto de Cultura da entidade em 2023.

A obra escrita por Fernando Guimarães, com mentoria de Letícia Wierzchowski, conta a trajetória de vida do médico radiologista Domingos Valentim Simon, um dos fundadores da URC Diagnósticos por Imagem. Ele também é associado do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (Simersul).

“Apesar de eu já ter condensado centenas de páginas em mais de 300, nunca falta o que dizer do Dr. Domingos. Eu me sinto honrado de estar aqui hoje. Agradeço pela oportunidade viabilizada pela minha amiga Letícia e, principalmente, pela família que me acolheu de forma tão íntima, tão bonita, sincera e amorosa”, destaca o autor da obra, Fernando Guimarães.

“São pessoas como o Dr. Domingos, líderes inspiradores, que não se escondem atrás de escudos de fumaça, mas desembainham suas espadas, não só na própria vida, ao agir com coragem, mas também na vida das pessoas, da comunidade, e isso ficou muito claro com todos com quem conversei. O orgulho que os filhos sentem dele, eu posso dizer que sinto também”, acrescenta o escritor.

Conforme Guimarães, os leitores encontrarão nas páginas de Tanta Vida as histórias de alegrias e conquistas e também relatos de momentos de sofrimento do médico. “Tanta Vida – A História de Domingos Valentim Simon é sobre o próprio título e, por isso mesmo, é sobre tudo: a caminhada de um homem, suas origens, as origens das suas origens, sua busca, seus encontros, suas vitórias, seus amores, suas plantações e suas colheitas. E, claro, seus sofrimentos, pois absolutamente ninguém passa ileso pela vida”, detalha.

“Fruto de um ano de pesquisa, encontros, viagens, descobertas e estreitamento de laços de amizade e afeto, esse livro se nutriu de um substrato forte, resultado da amizade e do companheirismo que eu, Domingos e a sua família cultivamos ao longo do tempo em que estivemos substancialmente conectados”, conclui.

Contribuição

O presidente da Acic, Valcir José Zanette, salienta o importante papel do médico no desenvolvimento da área médica da cidade. “Estamos muito felizes e honrados por iniciar o ano do Projeto Cultura Acic abrindo espaço novamente para a Literatura. Doutor Domingos tem forte contribuição na transformação da nossa cidade em polo de referência médica. A obra também mostra como foi a evolução da Medicina na região, além de abordar alguns momentos importantes da história da nossa cidade, uma leitura imperdível”, enaltece.

“Parabéns ao Dr. Domingos, que dá sua história de presente para quem quiser conhecê-la, e ao autor Fernando Guimarães, que com toda a sua sensibilidade materializou essa história”, salienta Zanette.

Biografado

O médico radiologista foi homenageado pela família, com depoimentos gravados pela esposa, filhos e netos. Também recebeu um reconhecimento especial dos colaboradores da URC Diagnósticos por Imagem.

“Receber todas essas homenagens é muito emocionante. É com muita alegria e gratidão que comemoro com todos vocês este momento. Nasceu um livro que representa a minha vida, mostrando o que fiz dela”, celebra o personagem central da obra.

“O autor Fernando Guimarães, com a mentoria da querida Letícia Wierzchowski, romantizou a história, sem nunca se desviar da essência. Acrescentou um pouco da história de Criciúma, dos imigrantes italianos, extrapolando o que seria apenas uma biografia, incorporando fatos e registros que marcaram épocas, tornando muito mais saborosa a leitura”, continua o médico.

“O destino colocou nas minhas mãos o livro Estrelas Fritas com Açúcar, de Letícia. Depois da leitura, o universo conspirou a meu favor para que Letícia colocasse o Fernando nas nossas vidas”, descreve Domingos Valentim Simon.

“Na vida, fizemos e construímos coisas não com o objetivo de uma homenagem como essa. A minha vida sempre foi pautada em coisas simples, mas com objetivos sólidos, e sempre tive muita convicção de que, se eu fizesse daquela forma que estava fazendo, deveria persistir para conseguir as coisas. Então, ter toda essa homenagem é muito emocionante”, finaliza.

Importância da obra

A mentora do livro, Letícia Wierzchowski, autora da consagrada obra A Casa das Sete Mulheres, e presente no evento, enaltece a relevância da história do médico. “Vivemos em um país onde somos bombardeados constantemente por histórias reais ruins. Porém, existem muitos grandes exemplos de histórias, de trajetórias como a do Dr. Domingos, de dificuldade, de perseverança, de talento, de determinação, de transformação social”, lembra.

“Acho que um dos papéis da Literatura é trazer esses exemplos para as pessoas, porque as histórias reais têm um poder muito forte de apoio, de exemplo. Quando lemos uma história como a de Domingos, aprendemos, e isso fica sendo um conforto. Precisamos dessas histórias, para mostrar que existem grandes brasileiros e que as pessoas fazem diferença na sua comunidade, na sua família e na sua profissão”, pontua Letícia.

Livro

Em Criciúma, o livro está disponível na Livraria Fátima. Também pode ser adquirido pelo site de compras Amazon. 

Nova exposição

Na próxima quinta-feira, 9, para abrir a temporada de exposições da galeria de arte da Acic, a associação recebe as obras do renomado artista Juarez Machado. Serão expostas pela primeira vez em Criciúma 20 gravuras produzidas pelo artista em Paris e no Rio de Janeiro a partir de 2015. Juarez Machado é considerado um dos maiores nomes das artes visuais no Brasil e no exterior. A abertura da exposição ocorrerá, às 20 horas, com participação da Camerata di Venezia.

Com informações de Deize Felisberto/ Assessoria de Imprensa da Acic